A taxonomia de Bloom é um modelo que classifica as habilidades cognitivas em seis níveis, do mais simples ao mais complexo
- Criar: produzir algo novo, original ou criativo.
- Avaliar: julgar o valor ou o mérito de informações ou ideias.
- Analisar: identificar padrões e relações entre informações.
- Aplicar: usar informações para resolver problemas ou situações novas.
- Compreender: interpretar e explicar informações.
- Lembrar: recuperar informações que foram aprendidas anteriormente.
Dentro desses critérios com a Tecnologia como ferramenta, vamos abordar o primeiro conceito.
Criar
Vou separar por disciplina para facilitar a você professor com algumas dicas de como utilizar a Tecnologia alinhada à Taxonomia de Bloom na rotina escolar.
- Língua Portuguesa: Os alunos podem criar um jogo de Realidade Aumentada para ensinar sobre um determinado tema, e até mesmo utilizar Textos através de QR-Code.
- Matemática: Os alunos podem criar um robô para resolver um problema matemático sobre o tema de frações ou ângulos.
- Ciências: Os alunos podem criar um projeto de robótica para explorar um tópico científico com o uso de leitores de QR-Code e Realidade Aumentada
Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nesse exemplo de contexto acima citado são:
https://mywebar.com
https://scratch.mit.edu
https://goqr.me/
É importante ressaltar que a tecnologia é apenas uma ferramenta. Para ser eficaz, ela deve ser usada de forma intencional e alinhada aos objetivos de aprendizagem.