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Taxonomia de Bloom e a Tecnologia

Nessa série de posts, tratamos os principais critérios da Taxonomia de Bloom alinhada às práticas pedagógicas com o uso de Tecnologias no cotidiano escolar

A taxonomia de Bloom é um modelo que classifica as habilidades cognitivas em seis níveis, do mais simples ao mais complexo

  • Criar: produzir algo novo, original ou criativo.
  • Avaliar: julgar o valor ou o mérito de informações ou ideias.
  • Analisar: identificar padrões e relações entre informações.
  • Aplicar: usar informações para resolver problemas ou situações novas.
  • Compreender: interpretar e explicar informações.
  • Lembrar: recuperar informações que foram aprendidas anteriormente.

Dentro desses critérios com a Tecnologia como ferramenta, vamos abordar o primeiro conceito.

Criar

Vou separar por disciplina para facilitar a você professor com algumas dicas de como utilizar a Tecnologia alinhada à Taxonomia de Bloom na rotina escolar.

  • Língua Portuguesa: Os alunos podem criar um jogo de Realidade Aumentada para ensinar sobre um determinado tema, e até mesmo utilizar Textos através de QR-Code.
  • Matemática: Os alunos podem criar um robô para resolver um problema matemático sobre o tema de frações ou ângulos.
  • Ciências: Os alunos podem criar um projeto de robótica para explorar um tópico científico com o uso de leitores de QR-Code e Realidade Aumentada

Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nesse exemplo de contexto acima citado são:

https://mywebar.com
https://scratch.mit.edu
https://goqr.me/

É importante ressaltar que a tecnologia é apenas uma ferramenta. Para ser eficaz, ela deve ser usada de forma intencional e alinhada aos objetivos de aprendizagem.