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Taxonomia de Bloom. Avaliar

Da série Taxonomia de Bloom e a Tecnologia em sala de aula. Entenda o conceito Avaliar no contexto pedagógico em acordo com a BNCC

Na continuação da série de posts sobre a Taxonomia de Bloom com foco no Letramento Digital com os critérios da BNCC, faremos uma abordagem ao conceito de Avaliar no ponto de vista do aluno, afinal é o resultado esperado para que haja sentido no processo de aprendizagem.

taxonomia de Bloom é um modelo que classifica as habilidades cognitivas em seis níveis, do mais simples ao mais complexo

  • Criar: produzir algo novo, original ou criativo.
  • Avaliar: julgar o valor ou o mérito de informações ou ideias.
  • Analisar: identificar padrões e relações entre informações.
  • Aplicar: usar informações para resolver problemas ou situações novas.
  • Compreender: interpretar e explicar informações.
  • Lembrar: recuperar informações que foram aprendidas anteriormente.

Avaliar

  • Avaliar a precisão e a relevância das informações: O aluno pode usar ferramentas de tecnologia para verificar a precisão das informações, comparando-as com fontes confiáveis. Por exemplo, um aluno pode usar um dicionário online para verificar a definição de uma palavra ou um site de notícias para verificar a veracidade de uma notícia.
  • Avaliar a qualidade de uma ideia: O aluno pode usar ferramentas de tecnologia para analisar os argumentos e evidências apresentados em uma ideia. Por exemplo, um aluno pode usar um editor de texto para identificar os pontos fortes e fracos de um argumento ou um software de análise de dados para avaliar a confiabilidade de uma pesquisa.
  • Avaliar o impacto de uma informação ou ideia: O aluno pode usar ferramentas de tecnologia para considerar as implicações de uma informação ou ideia. Por exemplo, um aluno pode usar um mapa para visualizar o impacto de um desastre natural ou um modelo climático para avaliar o impacto das mudanças climáticas.

Vou citar também alguns exemplos práticos de como os alunos podem usar ferramentas de tecnologia para avaliar informações ou ideias:

  • Um aluno de história pode usar um mapa interativo para avaliar a precisão de uma narrativa sobre uma batalha histórica.
  • Um aluno de ciências pode usar um software de simulação para avaliar o impacto de um experimento.
  • Um aluno de literatura pode usar um banco de dados de citações para avaliar a qualidade de um argumento.
  • Um aluno de negócios pode usar um modelo financeiro para avaliar o impacto de uma decisão.

Diversas Ferramentas de Tecnologia podem fornecer aos alunos uma variedade de recursos para ajudá-los a avaliar informações ou ideias. Ao usar essas ferramentas de forma eficaz, os alunos podem desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e tomada de decisão.

Cito algumas dicas para te ajudar a acompanhar os alunos a usar ferramentas de tecnologia para avaliar informações ou ideias:

  • Ensine aos alunos como identificar fontes confiáveis de informação.
  • Ensine aos alunos como avaliar a precisão e a relevância das informações.
  • Ensine aos alunos como analisar os argumentos e evidências apresentados em uma ideia.
  • Ensine aos alunos a considerar as implicações de uma informação ou ideia.

Ao fornecer aos alunos as habilidades e ferramentas necessárias, nós professores podemos ajudá-los a se tornarem melhores avaliadores de informações e de ideias mais eficazes. Lembre-se que esse aprendizado eles levarão para a vida toda.